Alerta de recall para baterias UR 18650A dos notebooks HP

Data 02/02/2017 | Assunto: Consumidor

Acessórios foram comercializados entre março de 2013 e outubro de 2016. Baterias oferecem risco de superaquecimento.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Cidadania (Senacon/MJC)) informa que a HP Brasil Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos Ltda. Protocolou campanha de chamamento das baterias dos notebooks modelos HP, Compaq, Compaq Presario, HP ProBook, HP Compaq, HP Envy e Pavilion para substituição do acessório.

De acordo com a HP Brasil, o recall, com início em 1º de fevereiro de 2017, abrange baterias modelos UR 18650A, as quais foram importadas e comercializadas em território brasileiro no período de março de 2013 a outubro de 2016, e ou foram vendidas como acessórios e partes avulsas ou, ainda, fornecidas como substitutas por meio do suporte, assim como disponibilizadas no mercado de consumo, por intermédio do código CT (identificação equivalente ao número de série 6CGFQ, 6DEMA, 6CGFK, 6EBVA, 6DEMH, 6BZLU e 6DGAL).

Quanto aos riscos à saúde e à segurança dos consumidores, a HP Brasil destacou ter constatado que "baterias de alimentação de energia adicionais podem ter sido afetadas pelo mesmo defeito constatado anteriormente, qual seja, superaquecimento". Nessa hipótese, "a bateria composta com tal célula viciosa poderá, eventualmente, superaquecer, provocar incêndio ou queimaduras". Neste sentido, a empresa recomendou que "todos os consumidores verifiquem novamente as baterias de seus notebooks, mesmo que já tenham feito anteriormente e sido informado de que não era necessária a substituição".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à HP Brasil, por meio do telefone 0800-709-7751 e em São Paulo: 4004-7751 ou pelo site http://www8.hp.com/br/pt/home.html (Rodapé - Link Recalls). Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça e Cidadania– justica.gov.br.

Fonte: Ministério da Justiça e Cidadania, 01/02/2017.




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=14435