III Encontro do FOJUNE/PR: “Juventude Negra e Segurança Pública”

Data 18/10/2010 | Assunto: Direitos Humanos

O Fórum Paranaense de Juventude Negra- FOJUNE/PR realizará no dia 06 de novembro o III Encontro do FOJUNE/PR: “Juventude Negra e Segurança Pública”, na sede da ACNAP, rua Francisco José Lobo, 214, bairro Sítio Cercado, em Curitiba, das 9h às 18h. O FOJUNE-PR é uma organização composta por jovens negras (os) de 15 a 29 anos, criado em dezembro de 2008, após a realização do I Encontro Nacional de Juventude Negra – ENJUNE, realizado em Lauro de Freitas – BA ,com participação de 700 jovens de todo o Brasil. A etapa paranaense contou com a presença de 115 jovens da capital e interior do estado (...)
Fonte: Coordenação paranaense do FOJUNE 

O Fórum Paranaense de Juventude Negra- FOJUNE/PR realizará no dia 06 de novembro o III Encontro do FOJUNE/PR: “Juventude Negra e Segurança Pública”, na sede da ACNAP, rua Francisco José Lobo, 214, bairro Sítio Cercado, em Curitiba, das 9h às 18h.

O FOJUNE-PR é uma organização composta por jovens negras (os) de 15 a 29 anos, criado em dezembro de 2008, após a realização do I Encontro Nacional de Juventude Negra – ENJUNE, realizado em Lauro de Freitas – BA ,com participação de 700 jovens de todo o Brasil. A etapa paranaense contou com a presença de 115 jovens da capital e interior do estado.

Articulados em 10 estados brasileiros, o FONAJUNE e os fóruns estaduais têm como prioridade a discussão e denuncia do processo de extermínio que acomete a juventude negra brasileira. Pesquisas recentes têm demonstrado que é o jovem e negro de 15 a 29 anos a principal vítima da violência urbana e alvos prediletos de homicidas e de excessos policiais. Estes fatos devem-se a vulnerabilidade social a que está submetida a população negra e ao racismo fortemente enraizado na sociedade brasileira.

Diante deste quadro, a juventude negra vem construindo suas alternativas na luta anti-racista e pela promoção da igualdade étnico/racial. Atuando como um amplo movimento, vem mostrando sua capacidade de organização e mobilização. Sempre denunciando o racismo, a discriminação, a violência e a falta de oportunidades impostas pela sociedade brasileira.

O FOJUNE-PR tem realizado diversas ações com foco em temáticas como: violência, racismo, relações de gênero, segurança pública, cultura, mídia, entre outros. Tendo como objetivo a inserção das especificidades da juventude negra nos diversos espaços.

A escolha do bairro Sítio Cercado justifica-se pela grande concentração de população negra, e pelos altos índices de assassinato na região. O evento visa promover o debate sobre o papel da sociedade civil, formulação de políticas públicas de enfrentamento ao extermínio da juventude negra, e formulação de um novo modelo de segurança pública. Entendemos que mudanças são urgentes e a juventude negra deve ser prioridade para os gestores públicos; visando a preservação de milhares de vidas.

Informações e inscrições
E-mail: http://fojune_pr@yahooo.com.br
Fones: Andressa (41) 9197-2522, Fábio (41) 8869-8051, Márcia (41) 9136-6851 e Mirian (41) 9605-0148 








Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=15093