Diretor-Secretário do MP-PR toma posse como procurador de Justiça

Data 23/05/2011 | Assunto: Institucional

Foto: Ivonei Sfoggia assina o termo de posseEm solenidade das mais concorridas, tomou posse na última sexta-feira (20), como procurador de Justiça, o atual diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. A cerimônia foi realizada no auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MP-PR, reunindo familiares, amigos, servidores e membros do Ministério Público de várias partes do Estado...
Em solenidade das mais concorridas, tomou posse na última sexta-feira (20), como procurador de Justiça, o atual diretor-secretário da Procuradoria-Geral de Justiça, Ivonei Sfoggia. A cerimônia foi realizada no auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede do MP-PR, reunindo familiares, amigos, servidores e membros do Ministério Público de várias partes do Estado.

O novo membro do Colégio de Procuradores foi saudado pelo procurador de Justiça Gilberto Giacoia e pelo promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia, que falou em nome da Associação Paranaense do Ministério Público. Ambos ressaltaram em seus discursos a vocação de Ivonei para a atuação ministerial e a dedicação que sempre teve à carreira, desejando sucesso em sua nova etapa de vida.

Em discurso emocionado, tecido a partir da letra de “Gente Humilde”, conhecida composição de Garoto, Chico Buarque e Vinícius de Moraes, Ivonei contou um pouco de sua história, iniciada no seio de uma família de agricultores do interior de Santa Catarina, que nos anos 50 mudou-se para uma comunidade pertencente ao município de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, hoje Bom Sucesso do Sul. Falou das dificuldades que teve até poder vir para Curitiba e cursar Direito na Universidade Federal do Paraná. Lá, foi líder estudantil e presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, único que se mantinha ativo durante o regime militar. Seu ativismo político rendeu-lhe ficha no temido Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e ameaças próprias daquele sistema autoritário.

Contou sobre sua especial relação com a matéria da infância, mesmo antes de ingressar no MP-PR, quando atuou por mais de dez anos como funcionário da Fundação de Ação Social do Paraná e do então Instituto de Assistência ao Menor. Após citar sua trajetória na instituição, onde ingressou em 1990, sua atuação na presidência da Associação Paranaense do Ministério Público, da Fundação Escola do Ministério Público, o trabalho como assessor especial da CONAMP, e a lida, desde 2008, como diretor secretário da Procuradoria-Geral de Justiça, Ivonei agradeceu a família, com especial menção à esposa, às filhas, ao pai, também presente à solenidade, e à memória da mãe.

A cerimônia foi encerrada pelo procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto. Lembrando que o primeiro contato que teve com o agora procurador de Justiça foi quando Ivonei era advogado do IASP, ou seja, já atuando na área da infância, Olympio ressaltou a dedicação que ele sempre teve ao trabalho, e as horas a fio que investe na instituição, agora como diretor-secretário, dividindo as conquistas e as dificuldade de se administrar uma instituição da grandeza do Ministério Público.


Foto da mesa de autoridades. Da esquerda para a direita, Wanderlei Carvalho da Silva, presidente da APMP; Ivan Lelis Bonilha, procurador-geral do Estado; Moacir Gonçalves Nogueira Neto, corregedor-geral do MP-PR; Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador-geral de Justiça; Lineu Walter Kirchner, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; desembargador Leonel Cunha, ex-integrante do MP-PR, representando o presidente do TJ-PR, e Saint-Clair Honorato Santos, procurador de Justiça.
Mesa de autoridades. Da esquerda para a direita, Wanderlei Carvalho da Silva, presidente da APMP; Ivan Lelis Bonilha, procurador-geral do Estado; Moacir Gonçalves Nogueira Neto, corregedor-geral do MP-PR; Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador-geral de Justiça; Lineu Walter Kirchner, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; desembargador Leonel Cunha, ex-integrante do MP-PR, representando o presidente do TJ-PR, e Saint-Clair Honorato Santos, procurador de Justiça


Foto: Ivonei com a esposa, Daniela
Ivonei com a esposa, Danielle


Foto: Ivonei Sfoggia assina o termo de posse
Ivonei Sfoggia assina o termo de posse


Foto: Público presente no auditório


Foto: A esposa, Daniela, e as filhas, Elisangela, Vittoria e Maria Valentina
A esposa, Danielle, e as filhas, Elizangela, Vittoria e Maria Valentina


Foto: Discurso do procurador de Justiça Gilberto Giacoia
Discurso do procurador de Justiça Gilberto Giacoia


Foto: Público presente no auditório


Foto: Discurso do promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia
Discurso do promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia


Foto: Público presente no auditório


Foto: Discurso de posse de Ivonei Sfoggia
Discurso de posse de Ivonei Sfoggia


Foto: Público presente no auditório


Foto: Familiares do empossando. Em primeiro plano, o pai, Sr. Maximino
Familiares do empossando. Em primeiro plano, o pai, Sr. Maximino


Foto: Discurso do procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Discurso do procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto


Foto: Gilberto Giacoia cumprimenta o novo procurador de Justiça
Gilberto Giacoia cumprimenta o novo procurador de Justiça


23/05/2011




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1637