Encontro em Maringá mobiliza Rede de Proteção

Data 20/06/2011 | Assunto: Institucional

Foto do público presente no seminário realizado em MaringáCerca de 200 pessoas participaram do seminário "Experiências institucionais no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes", realizado na última sexta-feira, 17 de junho, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Maringá. O evento foi promovido pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Infância e Juventude de Maringá, em parceria com o Judiciário e o apoio da Polícia Civil. Na ocasião foram discutidas experiências e formas de reduzir os danos no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência...
Cerca de 200 pessoas participaram do seminário "Experiências institucionais no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes", realizado na última sexta-feira, 17 de junho, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Maringá. O evento foi promovido pelo Ministério Público, por meio da Promotoria de Infância e Juventude de Maringá, em parceria com o Judiciário e o apoio da Polícia Civil. Na ocasião foram discutidas experiências e formas de reduzir os danos no atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência.

Dentre os temas abordados, a experiência do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente, Vítimas de Crimes, de Curitiba (Nucria), foi relatada pelo promotor de Justiça Wilson Jose Galheira. O funcionamento da Delegacia Especializada, em Maringá, foi abordado pela psicóloga Célia Regina Cortellete Pereira da Silva. Os palestrantes apresentaram formas de colher depoimentos e realizar tratamentos psicológicos, por meio de abordagem humanizada, evitando fragilizar ainda mais as vítimas.

Durante o encontro, profissionais do Hospital Universitário de Maringá (HU) relataram também o funcionamento do Protocolo do Ministério da Saúde para atenção integral à criança e ao adolescente vítima de violência e o contexto regional do atendimento a partir da experiência do hospital.

O promotor de Justiça que atua na área da Infância e Juventude em Maringá, Robertson Fonseca de Azevedo, fez um balanço positivo do seminário. Para ele, eventos como esse ajudam a fortalecer a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente: "o objetivo do seminário, que era capacitar as pessoas que lidam com a Rede e transferir informações importantes para quem trabalha com o atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência, foi atingido. Estamos conseguindo articular os municípios da região para um atendimento mais humano e eficaz", disse o promotor.


Foto do público presente no seminário realizado em Maringá


Foto do público presente no seminário realizado em Maringá


Foto do público presente no seminário realizado em Maringá


Foto do público presente no seminário realizado em Maringá


Foto do público presente no seminário realizado em Maringá


20/06/2011




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1702