27/06/2011 - FUTEBOL - Programa Torcida Legal inicia em Curitiba cadastro biométrico de integrantes das organizadas

Data 27/06/2011 | Assunto: Institucional


Nesta terça-feira, 28 de junho, em Curitiba, será feito o lançamento oficial do cadastro biométrico dos integrantes das torcidas organizadas no projeto Torcida Legal, do Ministério do Esporte. A iniciativa recebe apoio do Ministério Público do Paraná, através da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba. A solenidade será realizada às 10h, na Câmara de Vereadores da capital (Rua Barão do Rio Branco, 583, anexo III), e contará com a participação de representantes do MP-PR, do Ministério do Esporte, do legislativo municipal, do Sindicato do Futebol e das torcidas organizadas do Atlético Paranaense, Coritiba e Paraná Clube. A capital paranaense foi a primeira a integrar o programa do governo federal. Nos próximos 12 meses o Torcida Legal pretende cadastrar todas as organizadas do país – estimadas em 475 torcidas.

O cadastro biométrico, similar ao utilizado pela Justiça Eleitoral, complementa o trabalho iniciado em maio, a partir de termo de ajustamento de conduta firmado com o Ministério Público do Paraná e os responsáveis pelas torcidas do Atlético, Coritiba e Paraná. Desde então, o ME abriu uma página na internet, no endereço www.torcidalegal.gov.br, onde os torcedores faziam um pré-cadastro. Agora, a partir de 4 de julho, eles devem comparecer presencialmente às unidades designadas pelo Ministério do Esporte para apresentação de documentos e coleta de dados biométricos (impressão digital). O primeiro posto de cadastro será no Estádio Joaquim Américo Guimarães (Arena da Baixada), para as torcidas do Atlético Paranaense. Outros postos serão montados para as demais torcidas, em outros locais, nas próximas semanas. Já está confirmado o cadastro no Paraná Clube. Não há nada definido ainda com relação ao Coritiba Foot Ball Club.

Lançado em 2010, também na capital paranaense, o programa Torcida Legal tem entre seus objetivos a melhoria das condições de segurança das pessoas que frequentam os campos de futebol em todo país, através de sistemas para identificação, controle de acesso e monitoramento.


Informações para a imprensa:
(41) 3250-4228 / 4226





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1711