02/09/2011 - PALOTINA - MP-PR discute impacto de usinas hidrelétricas na Bacia do Rio Piquiri

Data 02/09/2011 | Assunto: Institucional


O Ministério Público do Paraná, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção do Meio Ambiente, participou nesta semana (31) do I Seminário sobre os Potenciais Impactos da Construção de Barramentos Hidrelétricos na Bacia do Rio Piquiri. O encontro foi realizado pelo Laboratório de Ecologia, Pesca e Ictiologia - LEPI, da Universidade Federal do Paraná - Campus Palotina e teve perto de 600 participantes, entre representantes das Prefeituras, moradores e agricultores da região, estudantes e professores.

O coordenador do CAOP, procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, acompanhou as discussões, que também contaram com a participação de promotores de Justiça da região. O promotor de Justiça Robertson Fonseca de Azevedo apresentou a palestra "Questões legais no licenciamento ambiental de usinas hidrelétricas no Estado do Paraná". Clique aqui para os demais palestrantes.

Piquiri -
O rio Piquiri destaca-se no estado do Paraná como um dos últimos afluentes do rio Paraná livre de grandes barramentos e destaca-se por seu valor ecológico e sócio econômico, uma vez que agrega importantes ambientes utilizados por espécies de peixes migradores e, por conseqüência, promove a manutenção do rendimento pesqueiro do reservatório de Itaipu. Da mesma forma, a bacia do Piquiri tem grande potencial turístico, com ricos sítios históricos e arquelógicos e solo extremamente fértil, o que coloca a região Oeste do estado do Paraná, dentre as regiões mais produtivas do Brasil.

Assim, em virtude de representar um grande impacto no meio ambiente, bem como nas comunidades que são diretamente atingidas, a instalação de hidrelétricas deve ser amplamente discutida com a população. “É por isso que seminários como esse de Palotina são tão importantes. É fundamental fomentar a discussão em toda sociedade”, diz Robertson.

A propósito da questão das hidrelétricas, a Assessoria de Comunicação do MP-PR produziu matéria especial para a Revista [CONTEXTO]. Confira aqui.

02/09/2011




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1870