23/09/2011 - OPERAÇÃO XANGAI - GAECO prende quadrilha que falsificava e vendia peças automotivas em Maringá

Data 23/09/2011 | Assunto: Institucional


O GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, constituído pelo Ministério Público do Paraná e pelas polícias Civil e Militar – realizou, nesta sexta-feira, 23 de setembro, em Maringá, a operação denominada “Xangai”. O objetivo foi desarticular uma quadrilha acusada de falsificar e vender peças e rolamentos automotivos na região.

Até o fim da tarde desta sexta-feira, 14 mandados de prisão haviam sido cumpridos em Maringá. Uma pessoa também foi presa em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Elas são acusadas de formação de quadrilha, falsidade ideológica, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, fraude ao comércio e adulteração de peças e rolamentos de veículos. Também foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão. Treze veículos foram apreendidos, dez carros e três motocicletas. No total, trinta pessoas, entre presos e testemunhas, foram ouvidas pelo GAECO.

De acordo com o coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, o grupo criminoso adquiria peças da China e falsificava as mercadorias, vendendo-as com nomes e marcas nacionais.

“Eles compravam os produtos chineses, adulteravam as mercadorias utilizando marcas nacionais, e vendiam-nas, com preços bem abaixo dos praticados no mercado”, explica Batisti.

Ainda segundo o coordenador do GAECO, a quadrilha, que vinha sendo investigada há três meses, possuía empresas constituídas em nomes de “laranjas” e sonegava impostos, discriminando nas notas fiscais valores inferiores aos preços que realmente praticavam: “os criminosos aplicavam o lucro das atividades na compra de imóveis, terrenos e veículos no nome deles e de terceiros, o que configura o crime de lavagem de dinheiro”, afirmou.

Cerca de 25 agentes, entre integrantes do GAECO de Maringá e de Londrina, além de policiais militares do 4º BPM, atuaram na operação, comandada pelo delegado Elmano Rodrigues Ciriaco.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação MP-PR
(41) 3250-4229 / 4228





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1909