NUPIGE participa de campanha do TJPR contra a violência de gênero no carnaval

Data 15/02/2018 | Assunto: Direitos Humanos


O Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE) do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos participou de uma campanha idealizada pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para denunciar e prevenir a violência contra a mulher durante o carnaval.

O Judiciário paranaense, por meio da CEVID, produziu três vídeos com o mote “Diga não à violência”, e em um deles a promotora de justiça Mariana Seifert Bazzo, coordenadora do NUPIGE, fala sobre a importância de se diferenciar a brincadeira e o envolvimento saudável do assédio e de outras formas de violência contra os corpos femininos. Assista o vídeo aqui.

Como afirma a promotora, é preciso desnaturalizar a ideia de que os homens possuem o direito de tocar o corpo das mulheres no ambiente de carnaval mesmo sem a sua permissão, ou então fazer comentários de caráter sexual ou discriminatório em caso de uma negativa da mulher. “Qualquer ato sexual sem o consentimento da mulher é sempre crime. Não significa não”.

Os outros dois vídeos produzidos pela CEVID também abordam o assunto; um deles traz uma marchinha de carnaval e outro é um depoimento do juiz Augusto Gluszczak Júnior, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher e Anexos de São José dos Pinhais, membro da CEVID, que ressalta que um ambiente de festa não prescinde do respeito à autonomia das pessoas, e que as leis e o comportamento ético continuam valendo neste período.

Fonte:https://www.tjpr.jus.br/noticias/-/asset_publisher/9jZB/content/cevid-lanca-campanha-diga-nao-a-violencia-/18319?inheritRedirect=false&redirect=https%3A%2F%2Fwww.tjpr.jus.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_9jZB%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D2

 






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=20027