Mandados de prisão e de busca e apreensão contra investigador de polícia de Ibaiti são cumpridos dentro da Operação Perjúrio

Data 15/03/2018 | Assunto: Criminal


Em operação deflagrada na manhã desta quinta-feira, 15 de março, o Ministério Público do Paraná cumpriu em Ibaiti, no Norte Pioneiro do estado, mandado de prisão preventiva contra um investigador de polícia que também exercia mandato de vereador do município. Coordenada pelas Promotorias de Justiça da Comarca, a operação, denominada Perjúrio, contou com o apoio do Núcleo de Londrina do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da Corregedoria da Polícia Civil.

De acordo com apuração do MPPR, o agente público é suspeito de ter praticado vazamento de informações sigilosas, informando terceiros acerca de cautelares determinadas pelo Poder Judiciário, frustrando, com isso, o cumprimento das medidas. Além disso, o policial também é investigado pela prática de outros crimes, como falsificação de documento público e facilitação de fuga de presos, esta ocorrida em fevereiro deste ano. Em 2016, o investigador de polícia também foi alvo da Operação Alcova, tendo sido preso após apuração de crimes de exploração sexual de menores.

Na esfera cível, o MPPR ingressou, ainda, com ação por ato de improbidade administrativa em face do investigado. Caso condenado, o investigado pode perder a função pública e ter os direitos políticos suspensos, conforme prevê a Lei de Improbidade Administrativa.

Perjúrio – O nome adotado para a operação deriva da violação do juramento de “servir e proteger” à sociedade, feita pelos policiais no momento de ingresso na carreira. O investigador foi levado pela Corregedoria da Polícia Civil e permanecerá detido em Curitiba.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4264






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=20142