Projeto do MPPR incentiva população de Luiziana a plantar “cortina verde” para combater efeitos do uso de agrotóxicos próximo a centros urbanos

Data 14/08/2018 | Assunto: Meio Ambiente


A população de Luiziana, no Centro-Oeste do Paraná, é convidada pelo Ministério Público do Paraná a participar, nesta quarta-feira, 15 de agosto, do Dia de Campo, destinado a implantação da chamada “cortina verde” no município. Duzentas mudas de árvores formarão faixa de proteção ambiental que cercará a região.

A ação, que busca diminuir a exposição indireta da população de centros urbanos aos agrotóxicos, é desenvolvida pela Coordenação Regional da Bacia Hidrográfica do Alto Ivaí (projeto estratégico do MPPR na área ambiental), com diversos apoiadores.

Cortina Verde – Fatores como a dispersão pelo vento e a contaminação da água e do solo fazem com que os agrotóxicos atinjam áreas maiores do que as culturas para as quais se destinam, no chamado “efeito deriva”, que coloca em risco residências e locais próximos a escolas e postos de saúde. A criação da “cortina verde”, faixa de proteção vegetal formada por duas linhas de árvores e arbustos, é uma forma de atenuar esse efeito e contribuir para a qualidade de vida da população.

Serviço
Dia de Campo – Implantação da Cortina Verde no município de Luiziana
Data: 15 de agosto (quarta-feira)
Horário: 8h30
Local: Propriedade do sr. José Pilan (final da Rua Dr. Miguel Mieira Ferreira, próximo ao Clube da Assemil)

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4264






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=20754