10/08/2009 - CHOPINZINHO - Promotoria reúne prefeitos e secretários de saúde da comarca para discutir pandemia da gripe A

Data 10/08/2009 | Assunto: Institucional


A Promotoria de Justiça de Chopinzinho promoveu na última sexta-feira (7) reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde dos quatro municípios da comarca para tratar das providências que estão sendo tomadas a fim de prevenir a transmissão do vírus da gripe A H1N1.

Participaram da reunião os prefeitos e secretários de Chopinzinho, São João e Sulina e o secretário de Saúde de Saudade do Iguaçu.

No encontro, o promotor de Justiça Ródney André Cessel falou da preocupação do Ministério Público local em relação às ações que os municípios vêm tomando para prevenção e tratamento da gripe A.

A Promotoria abriu na mesma data um procedimento administrativo para acompanhar as medidas e requisitou informações para cada gestor público. Em cinco dias as autoridades devem enviar ao MP-PR informações sobre qual o atendimento disponibilizado pelo município às pessoas suspeitas de serem portadoras do vírus H1N1, bem como àquelas que comprovadamente estejam infectadas; qual a estrutura de atendimento disponibilizada, inclusive em relação à existência e efetivo funcionamento de unidade de pronto-atendimento que funcione 24 horas; a existência de estoques ou falta do medicamento “Oseltamivir” e quais os critérios utilizados para que seja ministrado. Também foi requisitado o encaminhamento de relatórios diários à Promotoria, com dados sobre os novos casos de portadores do vírus (suspeitos e comprovados), bem como o acompanhamento prestado a essas pessoas, a fim de obter um mapeamento da situação da pandemia no município.

“Nosso objetivo é ajudar as autoridades municipais a monitorar a situação, a fim de garantir que o direito à saúde dos cidadãos seja respeitado”, afirma Cessel.


Informações para a imprensa com:
Jaqueline Conte / Maria Amélia Lonardoni
(41) 3250-4229 / 4228





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=287