MP-PR comemorou Dia Nacional do Ministério Público nesta sexta-feira

Data 14/12/2012 | Assunto: Institucional

evento tardeO MP-PR comemorou ao longo desta sexta-feira, 14 de dezembro, o Dia Nacional do Ministério Público. Houve homenagens ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel e ao ex-presidente do STF, Ayres Britto, que proferiu palestra “Democracia, Constituição e Ministério Público”. O ex-procurador da República e Senador Pedro Taques também falou aos presentes, sobre o “Ministério Público e Legislativo no combate à corrupção”. O evento contou, ainda, com a premiação dos vencedores do Concurso Cultural 14 de Dezembro, além de homenagens, exposição fotográfica e apresentação do Coral MP Encanta. Confira a cobertura completa em breve, com fotos
O MP-PR comemorou ao longo desta sexta-feira, 14 de dezembro, o Dia Nacional do Ministério Público. Houve homenagens ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel e ao ex-presidente do STF, Ayres Britto, que proferiu palestra “Democracia, Constituição e Ministério Público”. O ex-procurador da República e Senador Pedro Taques também falou aos presentes, sobre o “Ministério Público e Legislativo no combate à corrupção”. O evento contou, ainda, com a premiação dos vencedores do Concurso Cultural 14 de Dezembro, além de homenagens, exposição fotográfica e apresentação do Coral MP Encanta.

Confira a cobertura completa em breve, com fotos.

O evento teve início na manhã desta sexta, na sede do MP-PR, quando foram abordados temas como como “Improbidade Administrativa e foro por prerrogativa de função”, “Poderes Investigatórios do Ministério Público (PEC-37)”, “Ministério Público Contemporâneo” e “MP e Legislativo no combate à corrupção”, por nomes de destaque na área Jurídica, como o procurador de Justiça e futuro ministro do STJ, Sergio Luiz Kukina, o professor, Clèmerson Merlin Cleve, o procurador-geral de Justiça do MP de São Paulo, Marcio Fernando Elias Rosa, e o ex-procurador-geral da República e senador, Pedro Taques. Também foi emitido ato de repúdio à PEC 37.

A programação contou, ainda, com a premiação das três categorias do Concurso Cultural 14 de Dezembro (III Clique Cidadão, II Interprosa e II Prata da Casa), além de homenagem aos integrantes da instituição que se aposentaram em 2012 e de apresentação do Coral MP Encanta.

O evento, promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça, via Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e Assessoria de Comunicação, foi destinado aos integrantes da instituição (procuradores, promotores de Justiça, servidores e estagiários) .

Confira, abaixo, a programação completa do “Dia Nacional do MP”.

Importante
- Também como parte das comemorações do “Dia Nacional do Ministério Público” e do “Dia Internacional de Combate à Corrupção” (9 de dezembro), foi realizado nesta quinta-feira (13 de dezembro) o “2º Encontro do Movimento Paraná sem Corrupção”.

Apoio – As iniciativas alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público contam com o apoio de instituições parceiras, como APMP- Associação Paranaense do Ministério Público, FEMPAR- Fundação Escola do MP, SICREDI-CREDJURIS- Cooperativa de Crédito Mútuo dos Integrantes da Magistratura e do Ministério no Estado do Paraná, ASSEMP- Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Paraná, SESI - Serviço Social da Indústria e Caixa Econômica Federal.



Programação

- 14 de Dezembro -

Local: auditório Ary Florêncio Guimarães - sede do MP-PR, em Curitiba.


Manhã

8h30 – Abertura
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça


9h - Painel: “Ministério Público e Constituição”

“Improbidade Administrativa e foro por prerrogativa de função ”
Sérgio Kukina, procurador de Justiça

“Poderes Investigatórios do MP – PEC-37”
Clèmerson Merlin Clève, professor e jurista

“Ministério Público Contemporâneo”
Márcio Fernando Elias Rosa, procurador-geral de Justiça do MP-SP


11h15 – Debate: “PEC 37 – A sociedade em risco”


12H - Intervalo para almoço



Tarde

13h30 – Comemoração a 14 de Dezembro
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça
Flávio Arns, vice-governador do Estado do Paraná


13h50 - Apresentação do Coral MP Encanta


14h - Homenagem
Homenageado - Roberto Gurgel, procurador-geral da República


14h30 - Palestra: “Democracia, Constituição e Ministério Público”
Ayres Britto, ex-presidente do STF


15h15 - Palestra: ”Ministério Público e Legislativo no combate à corrupção”
Pedro Taques, ex-procurador da República e senador


16h - Homenagem
Homenageados - aposentados do MP-PR em 2012


16h30 - Premiação do Concurso Cultural – 14 de Dezembro
Categorias - Clique Cidadão, Interprosa e Prata da Casa


17h00 - Coquetel de encerramento





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=3077