09/09/2014 - CASTRO - Município deve adequar atendimento social a crianças e adolescentes

Data 09/09/2014 | Assunto: Institucional


A 2.ª Promotoria de Justiça de Castro (Campos Gerais) firmou nesta terça-feira, 9 de setembro, Termo de Ajustamento de Conduta com a prefeitura do Município, para que haja a recomposição, com os profissionais necessários, da Rede de Proteção da Infância e Juventude. O objetivo é assegurar o atendimento integral à população infanto-juvenil da cidade.

De acordo com a Promotoria, nos órgãos da assistência social de Castro (CRAS, CREAS, Centro da Convivência, Casa Lar e Conselho Tutelar) constatou-se a falta de 44 profissionais para que fossem compostas equipes mínimas, conforme o estabelecido pela Lei 8.742/1993 e pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único da Assistência Social (NOB-RH/SUAS).

No acordo, o Município se comprometeu a recompor as equipes, de forma escalonada, no prazo de até 180 dias, além de manter equipe mínima de todos os serviços, de forma contínua, permanente e sem interrupção, nos moldes do disposto nas legislações acima citadas. Em caso de descumprimento do acordo, a multa diária prevista é de R$ 200, valor que será multiplicado pelo número de profissionais faltantes na equipe técnica. O total deverá ser recolhido ao Fundo Especial para a Infância e Adolescência Municipal.

Câmara de Vereadores - No mesmo ato, o Poder Legislativo Municipal se comprometeu a priorizar as ações legislativas, propostas pelo Município, que visem o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta. “O TAC também visa fazer valer a garantia de prioridade de políticas públicas prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, que compreende, dentre outros fatores, o adequado funcionamento dos equipamentos da Rede de Proteção e a precedência de atendimento nos serviços públicos e de relevância pública”, ressaltou o promotor de Justiça David Kerber de Aguiar.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4226 / 4439





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=4798