03/11/2014 - GERAÇÃO ATITUDE - Palestras e atividades mobilizam comunidade escolar em vários municípios

Data 03/11/2014 | Assunto: Institucional


Promotores de Justiça de várias cidades do Paraná estão mobilizando suas regiões em torno do Projeto Geração Atitude, iniciativa idealizada pelo MP-PR com foco na formação cidadã dos jovens. Entre as iniciativas desenvolvidas, os promotores de Justiça da Comarca de Laranjeiras do Sul (Região Centro-Sul), Danillo Pinho Nogueira, Heric Stilben e Tiago Vacari, em parceria com o Núcleo Regional de Educação, iniciaram, em 29 de outubro, em Rio Bonito do Iguaçu, um ciclo de palestras, com os alunos da rede estadual de ensino, para falar sobre o projeto. No dia seguinte, a atividade foi levada a alunos de Nova Laranjeiras (duas palestras, uma pela manhã e outra à tarde).

Outros dez encontros estão agendados na região e serão realizados até o dia 18 de novembro. A meta dos promotores de Justiça é que, até essa data, todos os alunos da rede estadual dos municípios compreendidos pela comarca (Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu – inclusive assentamentos) tenham participado das palestras e das outras atividades que serão propostas em parceria com as escolas.

Barbosa Ferraz – Em Barbosa Ferraz (Centro-Oeste), no último dia 24, cerca de cem alunos do Colégio Garcia Villar assistiram à apresentação do projeto Geração Atitude, no auditório da Igreja local. Segundo o promotor de Justiça Carlos Henrique Soares Monteiro, também foram abordados com os alunos temas relativos à proibição do uso de aparelhos celulares na sala de aula e as consequências da dispersão de informações e frases injuriosas em redes sociais, além de aspectos relacionados ao bullying. No Município, ainda foi firmado com uma rádio (Pé Vermelho) Termo de Adesão ao Movimento Paraná Sem Corrupção.

Colorado – Já em Colorado (Norte do Paraná), foram realizadas três palestras pela promotora de Justiça Vivian Christiane Premebida Santos, com a participação de pelo menos duzentos estudantes de ensino médio. No dia 21 de outubro, a atividade foi no Colégio Estadual Tereza Cristina, no Distrito de Alto Alegre, e foi prestigiado por cinquenta estudantes. No dia 22, foi realizada palestra no Colégio Estadual Pedro I, no município de Santo Inácio, para oitenta jovens. E, no dia 23, foi proferida palestra no Colégio Monteiro Lobato, em Colorado, com a participação de cem estudantes de ensino médio.

Em nome do Movimento Paraná Sem Corrupção, a promotora de Justiça também firmou parceria com a TV Alvorada de Colorado – Rede Mercosul, que divulgará o projeto na imprensa regional. Além disso, ela providenciou a afixação de cartazes do Movimento nos murais dos colégios participantes da iniciativa. A promotora de Justiça ainda sugeriu que os professores utilizem o Guia do Cidadão para trabalhar em sala de aula.

O “Geração Atitude” - Projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e a Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto deverá ser levado, até o final deste ano, a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná. A iniciativa contempla três ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores e promotores de Justiça na formação cidadã dos alunos; “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná; e “Gincana da Cidadania”, programa de televisão de cunho educativo-cultural a ser gravado na capital e no interior do Estado. Veja mais na página no projeto.

atitude

atitude

atitude





Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=4947