Apresentados resultados de pesquisa sobre políticas de atenção ao idoso

Data 28/11/2014 | Assunto: Institucional

idososForam apresentados nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no auditório do edifício-sede do MP-PR, em Curitiba, os resultados de uma pesquisa, realizada nos 399 municípios paranaenses, sobre os avanços e retrocessos registrados no Paraná, nos últimos quatro anos, em relação às políticas públicas de atenção ao idoso. A apresentação foi feita pelo CAOP de Defesa dos Direitos do Idoso e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso. O vice-governador Flávio Arns participou da abertura do evento.

Uma pesquisa realizada nos 399 municípios paranaenses mostrou os avanços e retrocessos registrados no Paraná, nos últimos quatro anos, em relação às políticas públicas de atenção ao idoso. Dados sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso, as condições das instituições de longa permanência (ILPI), formas alternativas ao asilamento, acessibilidade e gratuidade no transporte coletivo fazem parte do levantamento divulgado nesta quarta-feira, 3 de dezembro, no auditório do edifício-sede do Ministério Público do Paraná, em Curitiba. A apresentação, que será feita pelo CAOP do Idoso e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, terá transmissão ao vivo, via webcast.

Objetivo e programação – Organizado pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa Portadora de Deficiência e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, o evento foi voltado aos integrantes do MP-PR, da Fundação de Ação Social de Curitiba, da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e dos Conselhos de Direitos do Idoso. O objetivo foi criar um espaço para o debate a partir dos dados dos municípios do Estado, obtidos por meio da pesquisa realizada pelo MP-PR, por meio do CAOP do Idoso, em conjunto com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), analisando-se a ocorrência de avanços ou retrocessos desde 2010, data da pesquisa anterior.

A abertura do evento contou a presença do procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia; da subprocuradora-geral para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Gallotti Bonavides; do vice-governador Flávio Arns; da secretária de Estado da Família e do Desenvolvimento Social, Letícia Codagnone, além da procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do CAOP, e de Bernadete Dal Molin Schenatto, presidente do CEDI. Na sequência, a procuradora de Justiça Rosana Bevervanço e a presidente do CEDI  fizeram a apresentação dos dados sobre as políticas públicas para atenção ao idoso no Paraná e abriram espaço para debates.

*Foto: Maria Thereza da Silva Sela Mora - Clique Cidadão 2011

03/12/2014




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=5020